FECHAR
 
 
História
História - Igreja Católica em Jaraguá do Sul

História - Igreja Católica em Jaraguá do Sul

Inspiração
A Igreja inspira sua missão na missão de Jesus: “eu vim para que tenham vida e vida em abundância”. Somos chamados a construir a civilização do amor, o Reino do Sagrado Coração de Jesus.

Igreja e Sociedade de Jaraguá do Sul

A Igreja Católica em Jaraguá do Sul sempre esteve presente na constituição desta sociedade, apoiando, incentivando e idealizando ações essenciais para a qualidade de vida de nosso povo, bem como formando cristãos bons cidadãos!

Na história construída até aqui a Igreja teve essencial participação na área educativa, por meio dos colégios Marista São Luís, Divina Providencia - Bom Jesus e da UNERJ, hoje Católica SC; na área de saúde se empenhou para a formação dos hospitais São José e Jaraguá; na área de esporte e lazer teve papel fundamental no surgimento do Grêmio Esportivo Juventus.

Jaraguá do Sul está incluída no roteiro religioso catarinense, motivado pelo processo de beatificação de Pe. Aloísio Boeing, que por muitos anos realizou sua missão de padre em nossa cidade. Fazem parte deste roteiro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, onde está localizado o túmulo do padre Aloísio Boeing; o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro e a Igreja Chiessetta Alpina, construída para homenagear os migrantes italianos.

A primeira paróquia constituída nesta cidade foi a Paróquia São Sebastião, fundada em 31 de janeiro de 1912, quando abrangia a cidade de Jaraguá do Sul e cidades circunvizinhas. Com o desenvolvimento da cidade, foram sendo desmembradas comunidades e se formando novas paróquias.
Atualmente, a Igreja Católica é organizada em sete paróquias, que são atendidas por cerca de 15 padres:
• Paróquia N. Sra. das Graças, formada de 8 comunidades
• Paróquia N. Sra. do Rosário, formada de 7 comunidades
• Paróquia São Francisco de Assis, formada de 6 comunidades
• Paróquia N. Sra. Aparecida, formada de 4 comunidades
• Paróquia São Judas Tadeu, formada de 6 comunidades
• Paróquia São Cristóvão, formada de 3 comunidades
• Paróquia São Sebastião, formada de 5 comunidades

Paróquia São Sebastião
Hoje, a Paróquia São Sebastião é formada pelas comunidades:
• Matriz
• N. Sra. Rainha da Paz
• São Luís Gonzaga
• São Benedito
• N. Sra. Rosário
A Paróquia São Sebastião é responsável por uma Casa de Formação, com capacidade para acolher 100 pessoas. Nesta casa acontecem semanalmente retiros e cursos de formação e evangelização.

Nossas comunidades possuem uma grande e ampla estrutura física:
 Templos (com capacidade para 180, 350, 500, 740 e 1300 pessoas);
 Amplo Espaço para estacionamento;
 Secretarias e salas de atendimentos;
 Salas de catequese;
 Salões de festa;
 Auditórios;
 Capelas.

Voluntariado, família e fé
A promoção da fé, isto é, a evangelização, é realizada pelos mais de 2.000 voluntários que estão em nossa Paróquia São Sebastião, participando de mais de 40 grupos diferentes, conhecidos como pastorais e movimentos. Somos uma grande família de irmãos, voluntários e solidários!!!

Nossas pastorais e movimentos são divididos em setores de evangelização: dimensão litúrgica, grupos de espiritualidades, setor juventude, dimensão bíblico-catequético, setor família e setor social.

O setor da liturgia, elemento essencial da caminhada da Igreja consta com mais de 500 pessoas que ajudam nas celebrações (música, leituras e outras funções), ainda cerca de 100 coroinhas e 100 ministros extraordinários da comunhão Eucarística que além de ajudarem na distribuição da Eucaristia na missa, realizam visitas aos hospitais, Lar das Flores (idosos) e casas de idosos e doentes.

Na dimensão da espiritualidade temos 7 grupos, que realizam encontros de espiritualidade, grupos de oração, entre outros.

O setor juventude, composto de 8 grupos, evangeliza anualmente mais de 1000 jovens e os insere nas diversas atividades, com encontros semanais, mensais e ações extraordinárias.

O trabalho de formação bíblico-catequético consta do processo de catequese de primeira comunhão e catequese de crisma para recepção dos sacramentos, que envolve 170 catequistas que acompanham cerca de 800 catequizandos. São realizados encontros semanais com os catequizandos e também formações mensais com os catequistas. Nesse contexto, temos três grupos de retiros para crianças e adolescentes que envolvem mais de 250 meninos e meninas anualmente.
Semanalmente se reúnem nas casas, Grupos Bíblicos de Reflexão, que são pequenos grupos de oração e reflexão a partir da Bíblia... temos mais de 40 grupos, com média de 10 participantes por grupos... é a Igreja que acontece nas casas, entre vizinhos.
Temos cerca de 5.000 pessoas cadastradas como dizimistas, que contribuem financeiramente para administração e ações pastorais. Há 50 agentes voluntários que realizam visitação mensal, como missionários do dízimo.
A paróquia ainda coordena a Escola de Teologia para Leigos, com formação periódica com duração de 3 anos; aulas são semanais, por módulos mensais, que perpassam os conteúdos essenciais da nossa fé.
O setor família tem 8 grupos: anualmente mais de 2000 pessoas participam do encontro de pais e padrinhos para o Batismo; mais de 100 casais participam do encontro para noivos; os retiros para casais envolvem anualmente cerca de 500 casais. Celebramos anualmente, em comunhão com a Igreja no Brasil, a Semana Nacional da Família, com uma programação especial, que culmina com a celebração de um casamento comunitário.

O setor social da evangelização da Paróquia envolve clube de mães, pastoral da saúde, que dentre várias atividades, produz uma média de 2000 fraldas geriátricas por ano e que são doadas ao hospital São José e para necessitados que são acompanhados pelas pastorais da Igreja. Temos a pastoral carcerária que realiza visitas periódicas ao presídio onde fazem oração e celebrações; a pastoral da sobriedade, que tem encontros semanais com pessoas dependentes e outras situações de vida, bem como de famílias que tem pessoas nessas situações, atingindo anualmente mais de 1000 pessoas. Essa pastoral tem PARCERIA COM AS duas casas de acolhida para dependentes químicos que temos na cidade: CASA PE. ALOÍSIO E NOVO AMANHÃ.
O serviço de Promoção humana da paróquia acolhe e atende pessoas que necessitam de doação de roupas, alimentos e outras necessidades. Ela é realizada em parceria com a ADRIPROS (Associação Diocesana de Promoção Social) e a prefeitura municipal atendendo em média 700 famílias por ano. No setor social ainda temos a pastoral do surdo, que insere o surdo num processo de evangelização e a CLIF (clínica da família), que consiste num trabalho de atendimento psicológico.
Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o corpo do Senhor, a sua Igreja

Essa é a Paróquia São Sebastião: dinâmica, cheia de vida, fé e evangelização!!!!